CDE CamõesO Clube inicia as suas actividades desportivas em Novembro de 1986 integrado no movimento dos clubes jovens da Freguesia onde tem a sua sede, tendo então como designação «Núcleo Desportivo Camões».
Em 16/12/1988 por publicação em «Diário da República» n.º 289 da III Série, é então lançado o Clube Desportivo Escolar Camões (CDEC) que se dedica  nessa época, exclusivamente ao andebol feminino, tendo a sua sede na Escola Secundária de Camões, à Praça José Fontana (Freguesia de  S. Jorge de Arroios).
O objectivo primeiro é o da formação de jovens atletas dentro de uma correcta perspectiva da prática do desporto. No seu trabalho base, para além das actividades normais curriculares escolares, onde normalmente organiza torneio inter-turmas, mobilizando em média cerca de 800 alunos e realizando  cerca de 65/70 jogos/ano, participa, como consequência, em todos os torneios Escolares Distritais e Nacionais.
O CDEC, na modalidade de clube federado da Associação de Andebol de Lisboa (com o maior número de atletas femininas federadas na A.A.L. e muito provavelmente a nível do País) com o decorrer dos tempos passa a dar formação também a atletas masculinos, apresentando-se com os escalões de Infantis, Iniciados e Juvenis Masculinos, participando em torneios oficiais e particulares, bem como nos Campeonatos Regionais e Nacionais.
Não se ficando somente pela actividade formativa e havendo muita vontade de dar continuidade a esta modalidade desportiva, alarga a sua actividade, apostando igualmente, em equipas de escalão Sénior (Masculino e Feminino) sendo estas equipas formadas na sua maioria por ex-alunos e atletas que iniciaram a sua actividade desportiva nos escalões de formação do Clube.
O Clube torna-se, assim, para muitos uma «segunda casa», onde cada qual pode conviver com a «segunda família», sendo essa convivência cívica que motiva para a vida e confere uma consciência colectiva.

Top